A  exposição E3 – Einstein, Eddington e o Eclipse – centra-se em aspetos históricos da expedição liderada por Eddington à ilha do Príncipe e da expedição “irmã” que rumou ao Sobral, Brasil, incluindo o “encontro improvável” entre Einstein e Eddington, os preparativos das expedições em tempos de guerra, as viagens, as observações e o impacto internacional destas expedições na comunidade internacional de astrónomos, incluindo os portugueses, e também junto do público em geral. Atribui particular atenção ao papel das instituições, astrónomos e especialistas em Lisboa, Portugal

Estará entre dia 16 de Maio de 2019 e 8 de Setembro no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa.

A inauguração coincidiu com o lançamento da emissão de selos dos CTT alusivos ao centenário das observações do eclipse de 29 de Maio de 1919. Veja imagens desta sessão neste vídeo.

Curadoria: Ana Simões

Equipa: Ana Simões, Ana Eiró, Augusto Fitas, Joana Latas, João Retrê, José Afonso, José Avelãs Nunes, Luís Tirapicos, Paula Santos, Paulo Crawford, Pedro Ré.

Assessoria científica: Luís Miguel Carolino, Pedro Raposo

 

Informação complementar sobre a exposição:

Na página do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

Na página do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa

 

A exposição será acompanhada de várias atividades:
 
 

 

E3 – Ciclo de Conferências

 

A decorrer entre maio e setembro no Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), organizado pelo Instituto de Astronomia e Astrofísica (IA) e no Caleidoscópio, com organização do Centro Interuniversitário de História das Ciência e da Tecnologia (CIUHCT)

O dia 29 de maio, que marca o centenário das observações do eclipse de 1919 em Sobral e na ilha do Príncipe, será celebrado na Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL) sob a organização desta mesma instituição.

 

@ SGL às 16:15h

Organizadora e contacto: Sónia Frias

29 de maio –  Comemoração do 100º Aniversário da Expedição Científica de Eddington à Ilha do Príncipe para comprovação da Teoria da Relatividade pela Observação do Eclipse Total do Sol em 29 de Maio de 1919, promovida pela Comissão Africana e pela Secção de Geografia Matemática e Cartografia. A sessão realizou-se no Auditório Adriano Moreira, com o seguinte programa:

16h15 – Abertura pelo Presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa


16h30 – José Joaquim Pereira Osório – Professor Catedrático Jubilado da FCUP – “Comprovação Experimental do Desvio Gravitacional da Luz segundo a Teoria da Relatividade de Albert Einstein – No Centenário das observações de Eddington na Ilha do Príncipe”.


17h.15 – Máximo Ferreira – Diretor do Centro Ciência Viva de Constância – Parque de Astronomia – “Eddington e Einstein, Observações do eclipse total do Sol de 29.maio.1919”


17h45 – Yasser Omar – Professor Associado do IST/U. Lisboa & Vanessa Zuzarte – investigadora no Instituto de Medicina Molecular/U. Lisboa. – “Literacia Científica para o Desenvolvimento: o exemplo dos 100 anos das observações de Eddington no Príncipe”.


18h30 – Inauguração da exposição da correspondência trocada entre colaboradores de Eddington e a Sociedade de Geografia de Lisboa em 1919, por ocasião da preparação da Missão de Eddington à Ilha do Príncipe em 1919 com o objetivo da Verificação da Teoria da Relatividade. Fazem também parte da exposição algumas fotografias da Missão da Sociedade de Geografia ao Príncipe em 2009, por ocasião das comemorações dos 90 anos daquela missão.

Mais informação na página do evento

 

@ OAL às 21:30h

Organizadores: José Afonso e João Retrê | Contacto:  João Retrê

17 de maio – Ondas gravitacionais – A sinfonia cósmica que abalou o mundo, por Francisco Lobo, do IA.

7 de junho – O Lado Escuro do Eclipse, por Tiago Barreiro, do IA.

12 de julho – A origem do tempo em cosmologia: de regresso à mensagem de Einstein, por Paulo Crawford, do IA.

6 de agosto – O lado brilhante do Universo, por José Afonso, do IA.

 
@ Caleidoscópio às 18h

Organizadora: Ana Simões | Contacto: José Avelãs Nunes

23 de maio – Einstein e Eddington, antes e depois do eclipse de 1919, por Paulo Crawford, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

20 de junho – No interior do cone de sombra. Eclipses do Sol e da Lua, por Pedro Ré, da FCUL.

27 de junho – Roças de S. Tomé e Príncipe como espaços de tecno-ciência, por Marta Macedo, do Instituto de Ciências Sociais.

4 de julho – Roça Sundy depois de Eddington, 100 anos de história, por Duarte Pape, do Paralelo Zero

 

Consulte os detalhes no nosso calendário!

 

E3 – Einstein, Eddington e o Eclipse. Catálogo

O catálogo da exposição, Um Encontro Improvável, Duas Expedições Memoráveis, foi publicado pelo MUHNAC e a Universidade de Lisboa em Junho de 2019, com textos de Ana Simões, e design de Vasco Ferraz e Mariana Sousa (Once Upon a Brand).
 
 

E3 – Einstein, Eddington e o Eclipse. Banda Desenhada

Ilustradora: Ana Matilde Sousa, Textos: Ana Simões e Ana Matilde Sousa

A banda desenhada tem lançamento previsto para dia 6 de Novembro de 2019, assinalando a apresentação pública dos resultados das duas expedições britânicas, na reunião conjunta da Royal Society of London e da Royal Astronomical Society, em 6 de novembro de 1919.

 

E3 – Olhares múltiplos

Olhares múltiplos são uma forma de colaboração da exposição E3 com outras exposições onde se possam encontrar diferentes visões de um mesmo acontecimento.

Desafiamos instituições com exposições centradas em temas relacionados com E3 a partilharem um slideshow que consista em 8 a 15 imagens, uma imagem em cada slide e uma curta legenda (incluindo Inglês), que transmita a perspetiva da exposição relativamente a estas “personagens” – Einstein, Eddington, Eclipse.

Para mais informações contacte-nos para eddingtonatsundy@gmail.com.

 

E3 – Número especial da Gazeta de Física

Em 2019 um número da Gazeta de Física, revista da Sociedade Portuguesa de Física, será dedicado ao centenário do eclipse solar de 1919.

Editores: Augusto Fitas, Paulo Crawford e José Sande Lemos

Mais informação aqui.

 

 

                                         

               

Esta exposição é co-financiada por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto (PTDC/IVC-HFC/3122/2014) VISÕES DE LISBOA. CIÊNCIA, TECNOLOGIA E MEDICINA (CTM) E A CONSTRUÇÃO DE UMA CAPITAL TECNO-CIENTÍFICA (1870-1940).